Local, sazonal e fresca como esta salada de cavala #17


Chegámos ao final de mais uma edição do #desafioreceitasaudável! Foram 17 semanas certinhas de receitas, histórias e lindas fotografias de comida saborosa a adornar o meu blogue e os vossos. Adorei cada participação, o envolvimento, a especificidade de cada história. Cada vez estou mais convicta que a saúde se encontra em muitas vozes e não apenas nas cartilhas dos nutricionistas (e muito menos nos instagrams de pseudo-celebridades). Nós somos seres bio-psico-sociais e a comida é o nosso combustível. Uma abordagem sustentável tem de ser holística e multidisciplinar. De que serve contar calorias e insistir na perda de peso, se a realidade da comida se faz de muitas outras histórias?

Em breve faremos um apanhado de todas as participações, mas por hoje vamos terminar com a contribuição do blogue O meu tempero, esta fabulosa receita de cavala. A Carla participa neste desafio afirmando a importância de comer com equilíbrio, um pouco de cada grupo alimentar, não se deixando distrair pelos números da balança de uma mulher franzina mas cheia de apetite, que não descura a preocupação de não abusar do sal na alimentação.

O que mais gostei nesta receita que a Carla nos enviou foi o destaque que deu aos alimentos locais: a cavala e a salicórnia das nossas costas a contrastar com o pimento e o tomate que muitas vezes são servidos às nossas mesas, especialmente nesta altura do ano. Produtos locais e sazonais, dois dos principais aspectos de uma alimentação saudável, frescos e não processados, servidos em abundância e temperados com o nosso azeite, uma das melhores e mais sustentáveis gorduras. Não podíamos encerrar esta edição de melhor forma, não vos parece?





Comments

  1. Foi um gosto Joana poder participar no teu desafio. Uma beijoca e bons cozinhados!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada eu pela tua participação com esta salada óptima! Beijinho

      Delete
  2. Uma salada que me parece sem dúvida fresca para estes dias e muito saudável! Vou experimentar certamente.

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espero que gostes e obrigada pela visita!

      Delete
  3. Um aspecto fenomenal!! Bela forma de terminar!
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts