O famoso glúten e uns pastéis de lentilhas #11


Há pouco mais de um ano atrás já eu estava farta da moda da comida saudável e queixava-me disso aqui pelo blogue. Sempre me fez confusão a capacidade bezerra de algumas pessoas em aceitar o que ouvem por aí em vez de pararem, darem um passo atrás, informarem-se e discutirem criticamente o que quer que lhes esteja a ser impingido. Folgo em saber que neste último ano a mentalidade das pessoas mudou ou se calhar sou eu que me dou actualmente com pessoas mais inteligentes que aderem a este desafio com vontade de aprender mais e de discutir conceitos. Ou se calhar nunca iremos realmente saber o que se passou! Seja como for, estou a adorar estas participações e o cuidado que cada um dos convidados/inscritos no desafio tem tido em trazer para esta mesa comunitária receitas saborosas e histórias fantásticas! E o que eu tenho aprendido com a perspectiva de cada um sobre o que é ser saudável, ahn?! Fantástico como me parecia que não havia uma fórmula única e muito espaço para discussão quando lancei este novo repto. Não haja dúvida que sou uma pessoa esperta!

Bom, mas continuando... :D

Hoje a participação surge pelas hábeis mãos da Joana, uma menina muito simpática que conheci nestas andanças de blogues. Se como eu acompanhassem o seu trabalho há mais tempo iam perceber que recentemente a orientação das suas receitas tomou um novo rumo. Os mais desatentos poderiam pensar "Olha, mais uma que se deixou levar pela moda do saudável e enveredou pelo gluten free...". Porém a verdade é que a Joana identificou sintomas físicos muito desconfortáveis - e que poderão consultar na sua publicação de hoje para uma descrição mais gráfica... - e fez alguns testes para ver o que resultava melhor. Após ter retirado da sua alimentação uma proteína específica verificou que o seu organismo ficava menos inflamado, o que é diferente de introduzir alimentos comprados em embalagens no supermercado identificados com a designação "sem glúten" e cujo rótulo é mais comprido que um missal da páscoa. A Joana também não se entregou à restrição de determinados alimentos para enveredar em dietas malucas ou aderir às modas, o que já se sabe é meio caminho para um distúrbio alimentar e para a compulsão. Trocou o que não lhe fazia bem por comida a sério: informou-se, testou e resultou. Não o fez por moda ou "para ser mais saudável". Encontrou a solução para si que melhor resultou e continuou a usufruir dos benefícios de uma alimentação inteligente.

Se quiserem conhecer melhor a participação da Joana do Prazer a Cozinhar e provar estes deliciosos pastéis de lentilhas (sendo que lentilhas é apenas um dos meus ingredientes favoritos de todo o sempre e mais além!) espreitem hoje o seu blogue!

Foto mais fofa de sempre!! Que dedos gordos são estes, meu Deus?!

Se quiserem também participar neste desafio, poderão fazê-lo. Enviem-me um email para lim.edition2012@gmail.com e guardo-vos um espaço no calendário. Se reproduzirem nas vossas cozinhas alguma das propostas aqui apresentadas, utilizem o #desafioreceitasaudável e partilhem connosco as vossas versões e interpretações para que todos possamos contribuir para um estilo de vida mais saudável que passa pela comida, mas não se esgota nela.


Comments

  1. Ahaha!
    São do meu primo!
    E meter um miúdo de 2 anos a comer lentilhas todo contente?
    Os pais diziam que não ia gostar "o que é isso? Ele não vai gostar!"
    Acho que se educados de pequeninos a comerem tudo nada lhes faz diferença :)
    Beijinho querida!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nem mais! É um dos aspectos do teu texto que mais gostei de ler também, a importância da educação. Qualquer paladar pode ser treinado e não apenas desde pequeno. Tal como o teu primo os meus sobrinhos também comem um pouco de tudo e acho que só ganham com isso. Mais uma vez, obrigada pela tua participação! Beijinho (e essas mãos meus deus...!!!)

      Delete
  2. Sim, isto do sem glúten veio para ficar, até o gelados da Olá fazem disso publicidade, os fiambres, as gomas, ... enfim, só faltam os detergentes. É uma daquelas modas que n entendo. Ou te faz mal ou não faz, e se não faz porquê abdicar dele????
    Enfim... questões que não entendo...
    De qualquer modo, pastéis de lentilhas são sempre bem vindos... também sou uma fã destas meninas (como se viu pela granola ) :P
    beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. hehehe já estou a imaginar: "nova pasta de dentes sem glúten, só 30% mais caro e que não faz absolutamente diferença nenhuma na sua saúde porque você não é intolerante ao glúten, mas extremamente permeável à publicidade!"

      Delete

Post a Comment

Popular Posts