Saúde no prato e uns hambúrgueres de feijão e quinoa #1.



Tal como combinado, sai hoje a primeira receita da segunda edição do #desafioreceitasaudável. Após vos ter explicado os meus 10 mandamentos para uma vida mais saudável e o regulamento desta edição (só regras, só regras, eu sei, pareço a minha professora da primária, uma freira sisuda, a ensinar adições e subtracções junto ao quadro como uma sombra sobre os meus primeiros cálculos...), sai hoje a primeira contribuição: uma receita de hambúrgueres de feijão e quinoa.

Para a semana a convidada é a simpática Susana do blogue Basta Cheio, umas das mais motivadas impulsionadoras desta segunda edição. Marcamos encontro aqui na próxima quarta feira às oito e meia da manhã para que vos apresente a receita convidada e depois poderão seguir para o espaço da Susana, onde são todos muito bem vindos, para conhecerem em pormenor a receita que nos traz para este desafio.

And without further ado... 

Vamos então à minha receita?!

Quando olho para estes hambúrgueres não há como não me lembrar do mercado biológico do Campo Pequeno, onde quase todos os sábados vou abastecer-me. Levo o marido, ele leva o Expresso  e senta-se no café enquanto eu serpenteio por entre as bancas, escolhendo os melhores ingredientes. Quando termino chego ao pé dele carregada até às orelhas e voltamos alegremente para casa. Já faz parte da nossa rotina e, apesar da distância de segurança dos legumes a que ele se mantém, não deixa de ser tempo que é simultaneamente nosso e de cada um.

No mercado compro sempre as minhas leguminosas a uma senhora que além de feijão e grão a granel, vende alguns legumes e frutas da sua horta. Está sempre acompanhada de um rapaz mais novo, talvez o neto, que a ajuda nas contas. Ainda não me deu para enfiar a mão nos sacos de serapilheira como a Amélie Poulain, mas não deve faltar muito. Vou intercalando os feijões que trago para casa - ou grão, ou tremoços, ou chícharos... - e só lamento não ter mais variedades na sua oferta, senão mais seriam as que traria para experimentar.

Quando olho para estes hambúrgueres e penso em como à partida parecem complicados para alguns, sendo no entanto tão simples para outros, lembro-me como em tempos uma alimentação livre de ingredientes de origem animal era para mim também intrincada, senão impossível. Actualmente a grande maioria das minhas refeições tem por base feijão e cereais como esta e são bem mais fáceis de fazer do que se poderia pensar. No fundo é só saber ligar texturas e sabores, enfiar as mãos na massa, aceitar algumas derrotas e tiros ao lado e tentar outra vez. Eu sei que a quinoa tem sido alvo de algumas críticas, visto que a sua entrada intempestiva como superalimento no mundo da nutrição ocasionou problemas ecológicos, mas por isso mesmo é que é utilizada cá em casa alternando com outros cereais. O exagero é que é o problema, sempre. Aliás, em qualquer alimentação equilibrada deve haver rotatividade dos ingredientes para garantir que consumamos uma alimentação rica e nutritiva. A quinoa, pelo seu perfil nutricional elevado, é uma dessas excepções, e se combinada com o feijão, dificilmente se encontra competição para estes hambúrgueres.

Fazer esta receita obriga a organização, acima de tudo. Os feijão devem ser demolhados, a quinoa também. Cozinha-se em quantidade para garantir que naqueles dias em que não estamos aí virados, temos sempre uma alternativa pronta a grelhar no congelador. Antecipando o antes e o depois não há como falhar numa alimentação natural, saborosa, nutritiva, equilibrada e saudável. Espero que todos guardem um bocadinho no vosso fim de semana para começar a introduzir pequenas alterações que, com o tempo, vos levarão a grandes mudanças de consciência, como tem vindo a acontecer comigo. 


Hambúrgueres de Feijão e Quinoa


~ Ingredientes ~

receita inspirada no blogue The Simple Veganista

1/2 cup de quinoa branca cozida
2 cups de feijão catarino cozido
1 cebola roxa, picada
2 dentes de alho, picados
1 frasco de 350g de milho cozido, escorrido e passado por água
sumo de 1 limão pequeno
1 ovo de linhaça (1 colher de sopa de linhaça moída + 3 colheres de sopa de água)
1/2 cup de farinha de mandioca
1/2 de nozes, picadas grosseiramente
1/4 cup de salsa fresca, picada
gotas de tabasco a gosto
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de paprika fumada
1 colher de chá de paprika picante

Previamente cozer a quinoa e o feijão. Reservar. Preparar o ovo de linhaça, deixando os ingredientes repousar cerca de 10m. Numa taça grande colocar o feijão e esmagá-lo grosseiramente. Juntar os restantes ingredientes (incluindo o "ovo") e levar ao frigorífico cerca de 30m para que seja mais fácil moldar os hambúrgueres.
Ligar o forno nos 180º. Preparar um tabuleiro grande com uma folha de papel vegetal. Moldar os hambúrgueres (cerca de 8 grandes) e levar ao forno 40m, virando a meio para que assem uniformemente.

Tempo de preparação: 60m
Dificuldade: médio
Serve 8





Se quiserem também participar neste desafio poderão fazê-lo. Enviem-me um email para lim.edition2012@gmail.com e guardo-vos um espaço no calendário. Se reproduzirem nas vossas cozinhas alguma das propostas aqui apresentadas, utilizem o #desafioreceitasaudável e partilhem connosco as vossas versões e interpretações para que todos possamos contribuir para um estilo de vida mais saudável que passa pela comida, mas não se esgota nela.


Comments

  1. Adoro hamburgueres de feijão. Nunca usei quinoa.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/pao-recheado-moda-da-clarinha.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. tens de experimentar, então! é extremamente versátil: podes usar em leite vegetal, receitas doces, salgadas, ao pequeno almoço, em panquecas... as possibilidades são imensas!
      obrigada pela visita, beijinho

      Delete
  2. Tenho uma receita no blogue muito parecida com esta, mas uso feijão preto! Gosto muito!

    ReplyDelete
    Replies
    1. com feijão preto então devem ficar divinais!

      Delete
  3. Adoro hamburgers vegetarianos! Fazem sempre sucesso em casa :)
    Até a minha avó prefere aos de carne. Ainda me lembro dumas almêndegas que todos comeram e no fim quando disse que não tinham carne, ficaram surpresos a olhar para mim, tipo say waht??
    Essa rotina de ir ao mercado é tão boa, e eu adoro colocar a mão nos feijões (lol) como a Amélie.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
    Replies
    1. ahahah! é assim que os apanhamos!! eu também adoro hambúrgueres vegetarianos, são tão práticos para fazer quando cozo leguminosas e quero deixar refeições congeladas prontas para aqueles dias em que a vontade e o tempo escasseiam.
      ainda ontem estive no mercado com essa senhora e não enfiei a mão dentro dos sacos - ainda!! - porque acho que ela ia achar que sou maluquinha. Ehehe... Mas lá chegaremos, há poucas fronteiras de maluquice que ainda não ultrapassei! :D
      Beijinho

      Delete

Post a Comment

Popular Posts