Gelado de banana, manteiga de amendoim e canela.





Geralmente os meus domingos são dedicados à cozinha. Bom, não todos porque costumo trabalhar ao sábado e, por vezes, preciso dos domingos para tratar de outros afazeres. Mas juntando as idas do meu marido à Luz e o tradicional jantar em casa dos pais dele ao domingo (duas actividades que dispenso), fico sempre com umas boas horas para mim ao fim do dia para me entreter na cozinha. E é aí que planeio as refeições, reorganizo o frigorífico, o congelador e a despensa, faço o bolo da semana (ou as bolachinhas, ou os muffins...) e aproveito para experimentar receitas novas. Ligo o forno e asso vegetais. Já experimentei brócolos com alho e limão e são deliciosos. Na semana passada o meu snack de eleição foram uns espargos (obrigada pela dica, Carla, de que estava a decorrer uma promoção dos mesmos no LIDL!) com azeite e flor de sal aromatizada no forno. Enfim, aquele tipo de refeições que faço sozinha porque el marido não se digna a comer legumes quando não disfarçados. 

Foi num desses domingos que experimentei pela primeira vez esta receita facílima (e baratíssima), enquanto tirava e punha tabuleiros no forno, lavava panelas e dava atenção aos gatos. Até custa a crer que este gelado não é saudável (atenção, aqui estamos a contar nutrientes e não calorias...), tendo em conta como é doce e saboroso. Como gosto muito de comer banana esmagada com canela aquecida 1 minuto no micro-ondas, não foi difícil para mim ficar fã deste gelado. Julgo que não faltará muito para que cheguem os dias realmente quentes e para que este gelado comece a ser um habitué dos meus lanches...


~ Ingredientes ~

receita adaptada de The Kitchn
2 bananas maduras
2 colheres de sobremesa de manteiga de amendoim
1 colher de sobremesa de canela Suldouro

Descascar as bananas e cortá-las em "moedas". Levá-las ao congelador (deixei na parte onde também guardo o gelo) cerca de 2h. Retirar as bananas e colocá-las no processador de alimentos. Bater até que se forme uma mistura homogénea e cremosa (por vezes pode ser preciso retirar alguns pedaços dos lados com o "salazar"). Adicionar a manteiga de amendoim e a canela e bater mais um pouco até que fique tudo muito bem misturado. Levar novamente ou congelador para que solidifique completamente ou, na loucura, comer logo de seguida. ;)

tempo de preparação: 15m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: banana
 
♥ Lovely Sponsor ♥ 

Comments

  1. Só pode ser mesmo bom, este gelado. Adoro a banana em gelados, gosto muito de canela e depois a manteiga de amendoim é o ingrediente mágico que faltava e que fica bem com tudo. Perfeito, tenho de experimentar. ;)
    Beijinho.

    ReplyDelete
  2. Engraçado como muitas de nós acabam por dispensar os almoços ou jantares com os pais do marido..., que estranho, não se percebe uma coisas dessas ;)
    Muito bom aspecto este gelado. Ando há que tempos a tentar experimentar um com banana e manga, mas depois faço outras coisas e acabo por deixar de lado. Esta tua receita, será que posso substituir a manteiga de amendoim por pasta de avelã ou de pistachio? Porque sou alérgica ao amendoim :S

    ReplyDelete
  3. Boa sugestão, especialmente porque nem leva leite ou natas. O sabor deve ser muito bom!
    Beijinhos
    Boa Páscoa!
    Lena
    Cooking (http://cookingbooksblog.blogspot.pt/)

    ReplyDelete
  4. Ai ai, que boa ideia! Vou adorar de certeza este gelado sem lactose!

    ReplyDelete
  5. adorooo :) no verão passado fiz imensas vezes este gelado! realmente até custa acreditar que é "saudável" mas é mesmo :) com umas amêndoas laminadas por cima então... mham mham :D*

    ReplyDelete
  6. É daquelas coisas saudáveis e deliciosas que apetece sempre comer!! Adoro.
    Sem lactose e super fácil de fazer, pelo meio de outras tarefas, conseguimos saciar a gula.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  7. Banana, manteiga de amendoim e canela, é a combinação perfeita!!! <3

    ReplyDelete
  8. Adoro esta versão, Maria!
    Normalmente faço apenas com banana mesmo, por vezes ponho só uma colherzinha de açucar mascavado e canela, chega-me... ;)

    Bjinhos

    ReplyDelete
  9. Que perdição....... :) este fim de semana já vou fazer, fiquei com água na boca!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts